terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Angst e Drama

Esta semana eu recebi um e-mail da querida Moony-Sensei que me fez pensar um pouco mais sobre gêneros de fanfics.
Eu sou uma leitora assídua de dramas. Gosto de algo que me emocione, que me comova. Sempre achei que algo que consiga mexer com os meus sentimentos é digno de uma leitura com calma e devoto do meu maior respeito.
Porém, analisando tudo o que li até agora, percebi que geralmente o drama está relacionado com uma ação, gira em torno de um ato.
Também analisei alguns materiais que li com a classificação angst, e percebi que há uma exposição de sentimentos pessoais, de dores, traumas, tragédias muito maior do que num drama. Numa angst, a análise psicológica, o monólogo, memórias póstumas, dão um ar mais sentimental, mais pesado. A verdade é que quando se entra em uma classificação angst, está-se sujeito a um infinito número de sensações.
Outra coisa que percebo quando leio alguma angst, é o tom deprimente. Sentimentos como dor, arrependimento e angústia conseguem tocar muito fundo. Enquanto em um drama você se comove, em uma angst você se deprime. Um dia cinzento de inverno.
Qualquer fic, se bem escrita, será aceita por quem lê. E às vezes nem importa o gênero.
O importante é não apelar e nem levar os gêneros como uma peneira que te impossibilite de conhecer novas coisas.

Um comentário:

Noah Black disse...

Cacholinha a mil, hein?!??!?!
Hmmm... no fim, acho que todos querem passar o mínimo que conseguem e mais do que realmente queiram. Então, cada elitor segue a sua linha de interpretação e sente aquilo que lhe convém.